CEATA LANÇA PROGRAMA DE DIABETES PARA ADOLESCENTES

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu um importante passo na atenção à saúde dos jovens com o lançamento do Programa de Diabetes para Adolescentes. A iniciativa inédita no município foi oficialmente lançada nesta quinta-feira (10), às 10h, no Centro de Atenção Total ao Adolescente (CEATA), localizado na Policlínica Duque de Caxias, no Primeiro Distrito.
Adolescentes diagnosticados com diabetes precisavam aguardar completar 18 anos para ter acesso ao programa municipal voltado para adultos. Agora, com a criação de um serviço exclusivo para o público de 10 a 17 anos, a cidade passa a oferecer um espaço específico para diagnóstico, tratamento e acompanhamento da doença nessa fase da vida.
Durante a solenidade de lançamento, foi realizada uma palestra educativa com profissionais de saúde abordando o tema “Diabetes na Adolescência”. A apresentação destacou a importância do diagnóstico precoce, do controle da glicemia, da alimentação equilibrada e da prática regular de atividades físicas para uma convivência saudável com a doença.
A criação do programa atende a uma demanda crescente por atendimentos nessa faixa etária, conforme relatado pela Secretaria Municipal de Saúde. “A diabetes é uma doença silenciosa, que muitas vezes só é diagnosticada em estágios avançados. Quanto mais cedo começarmos o acompanhamento, maiores as chances de garantir qualidade de vida para esses jovens”, destacou a enfermeira Vera Lúcia Quirino, coordenadora do programa.
Com um olhar integral sobre o paciente, o programa contará com equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, psicólogo, nutricionista, entre outros especialistas. “Estamos estruturando uma rede completa para oferecer o suporte necessário aos adolescentes e seus familiares”, explicou a Dra. Rachel Beatriz, diretora médica da Policlínica Duque de Caxias.
A diretora administrativa do CEATA, Karen Souza, ressaltou que a equipe atua de forma integrada, inclusive com atenção à saúde mental dos adolescentes. “Hoje já temos 33 adolescentes em acompanhamento. Nosso foco é acolher e conscientizar sobre a importância da adesão ao tratamento para melhorar a qualidade de vida de todos”, afirmou.
Rejane Bernardes, mãe do jovem Miguel Bernardes, de 17 anos, um dos primeiros a ser inserido no programa, falou sobre a experiência da família com o CEATA. “Fomos muito bem acolhidos desde o início e agora já estamos no tratamento específico para a diabetes. Agradeço muito a esta equipe que nos recebe com tanto carinho e nos orienta nessa caminhada”, disse emocionada.
Saiba mais sobre o CEATA
Com serviços especializados nas áreas de psiquiatria, clínica médica, ginecologia/obstetrícia, enfermagem, serviço social, fonoaudiologia, nutrição e psicopedagogia, o Centro de Atenção Total ao Adolescente de Duque de Caxias é a unidade de referência no município no atendimento para o público de 10 a 17 anos, em situações de abuso, violência e também apoio voluntário para quem busca ajuda.
O CEATA tem como objetivo garantir os direitos fundamentais dos adolescentes, com acolhimento especializado e integração com diversas instâncias como Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude e o Ministério Público. Os atendimentos na unidade acontecem de três formas:
* Demanda espontânea – quando o adolescente ou responsável busca o serviço voluntariamente, para atendimentos multidisciplinares;
* Demanda obrigatória – em casos de adoção, abuso, violência doméstica ou atos infracionais, com o apoio de órgãos como o Ministério Público e DEAM;
* Demanda direcionada – Através de encaminhamentos feitos por escolas ou unidades de saúde.
Os atendimentos no CEATA acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, na Policlínica Duque de Caxias, localizada na Avenida Dr. Manoel Lucas, s/nº - Parque Senhor do Bonfim.